Proactividade

De acordo com o inquérito que promovemos, a característica que melhor define um Vencedor é a PROACTIVIDADE que demonstra perante os desafios.

Podemos definir como proactivo aquele que não espera que os problemas aconteçam para tomar uma atitude ou decisão. As pessoas que praticam comportamentos proactivos gostam de assumir o comando das situações em que estão envolvidas e de resolver os problemas da forma mais eficiente e eficaz possível.

Tratam-se de pessoas que procuram sempre saber mais qualquer que seja a situação. A busca permanente de novas informações permite-lhes estarem sempre preparadas para prevenir ou resolver os problemas nas mais diversas ocasiões. Têm iniciativa. Destacam-se dos outros pela capacidade que têm de se antecipar às situações. Têm uma visão sistémica do que se passa à sua volta. E sabem que não basta ter iniciativa. É preciso também planear antecipadamente as acções a desenvolver.

Alguns comportamentos característicos de quem é Proactivo:

- Tomam a iniciativa e assumem novas responsabilidades;
- Questionam! Desenvolvem novas ideias de valor;
- São flexíveis e estão sempre abertos a mudanças e melhorias;
- Aperfeiçoam-se sempre, estando sempre à procura de novos cursos, seminários, etc;
- Conhecem bem as suas equipas, explorando o melhor que têm.

Planeie! Prepare-se para agir em situações de risco. Acredite... elas aparecerão!

Enfim, ser Proactivo exige mudanças na forma de pensar e na forma de agir. Esteja sempre focado nos métodos e na forma como as coisas são feitas. O contexto actual exige muita flexibilidade. Crie as suas oportunidades. Lembre-se que está a ser observado permanentemente. As suas atitudes serão o espelho da sua imagem no seio dos vários palcos em que actua.

E tenha certeza que as pessoas Proactivas chegam sempre à frente quando falamos em desempenhos de excelência e elevados resultados.
Por isso, esteja pronto! Faça e não espere que alguém faça algo por si.
Be Positive Be Stronger

2 comentários:

Paulo Freixinho disse...

Vim conhecer o seu blogue e gostei do que li... parabéns!
Passarei por aqui mais vezes.

Um abraço!

paulo alexandre disse...

O Blogue Antonuco (www.antonuco.blogspot.com) tem o prazer de anunciar que passar a incluir o Be Positive Be Stronger entre os seus favoritos!
Abraço
Paulo Marcos