O ENTUSIASMO

A origem da palavra "entusiasmo" vem do grego e significa "sopro divino". Os gregos, que acreditavam em vários deuses, consideravam que uma pessoa entusiasmada era aquela que era possuída por um dos deuses. Dessa forma poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Assim, se alguém fosse "entusiasmado" por Ceres (deusa da agricultura), seria capaz de produzir uma melhor colheita. Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do quotidiano. Era preciso, portanto, entusiasmar-se.

Assim, o entusiasmo é diferente do optimismo. Os optimistas acreditam que um dado acontecimento vai dar certo. Os entusiasmados fazem tudo o que está ao seu alcance para que esse acontecimento dê certo. Apesar de ainda muita gente confundir optimismo com entusiasmo, as diferenças são substanciais. No mundo actual, seja nas empresas seja na nossa esfera pessoal, é preciso ser entusiasmado.

A pessoa entusiasmada é aquela que acredita que a sua capacidade de transformar as coisas trará resultados no futuro. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si e que acredita nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade. Só há uma forma de ser entusiasmado: é agir entusiasticamente! Se esperarmos as condições ideais para nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos.

Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso. Há pessoas que ficam à espera que as condições actuais melhorem, que a vida melhore, que o sucesso chegue, para depois se entusiasmarem. A verdade é que jamais se irão entusiasmar com coisa alguma. O entusiasmo é que traz a nova visão da vida.

1 comentário:

Margarida Pedroso Ferreira disse...

... mas os gregos ainda não tinham entrado na fase do "team work". Hoje o entusiasmo não é só o que leva o optimista a "fazer acontecer". É aquilo que o ajuda a mobilizar outros para "fazer acontecer". A maior característica do entusiasmo é ser CONTAGIANTE!!!