O Orgulho de ser um Vendedor

Uma das formas mais fáceis de se atingir sucesso é ter muito prazer naquilo que fazemos.

Já lá vai o tempo em que ser Vendedor era sinónimo de uma actividade menor ou secundária, na qual apenas estavam pessoas com fracas capacidades ou desempregadas. Dizia-se até, imagine-se, que "quem não sabe fazer mais nada vai para Vendedor".

Actualmente o Vendedor assume um posicionamento próprio e diferenciado no mercado de trabalho. Especializou-se, consoante o ramos em que trabalha, e recorre a formação específica onde adquire competências que vão desde o estudo e treino de técnicas próprias, até à utilização de meios e recursos altamente complexos e variados.

O Vendedor de alto rendimento tem ainda a preocupação de treinar e melhorar as suas competências relacionais. As atitudes e comportamentos diferenciados e ajustados a um bom atendimento, são os factores mais decisivos para o sucesso de um Vendedor e estão definitivamente associados ao perfil requerido para esta profissão.

Desta forma, somos actualmente confrontados com uma nova geração de Vendedores. Tratam-se de profissionais altamente motivados, muito bem preparados e com níveis de rendimentos muito acima da média. São especialistas com uma postura e atitude altamente positivas, com uma fortíssima capacidade de resiliência e bastante persistentes e focados em alcançar as suas metas.

O elevado nível de desempenho destes profissionais é determinado por um conjunto de características diferenciadoras, entre as quais destaco:

  • Autonomia, ou seja, uma maior liberdade de acção no desempenho das suas funções. Um Super-Vendedor gosta e sabe ser autónomo no seu dia-a-dia, não necessitando de controlo ou apoio permanente.
  • Elevados ganhos - apesar de não ser o único elemento motivador, a maioria dos Vendedores vê esta questão como o factor de atractividade da profissão, pois normalmente é uma actividade comissionada (ou pelo menos em parte). Assim sendo, o vendedor é quem faz o seu ordenado, ou seja, quanto mais vende mais ganha.
  • Desafios constantes - Para quem é acomodado e não gosta de percalços, ser vendedor não é a actividade ideal. É própria para quem tem um espírito desafiador, dinâmico e gosta de superar obstáculos.
  • Network - A própria actividade propicia a oportunidade de uma extensa rede de relacionamentos, úteis em todos os sentidos.
  • Actividade externa - Para quem gosta de fazer visitas, de "estar fora” e de se relacionar com os outros, esta é actividade ideal. Se a sua vocação é ficar no escritório, sentado atrás de uma secretária, esta também não é a sua profissão.
  • Evolução constante - A cada dia, a cada contacto, a cada visita, a cada venda efectuada ou a cada não recebido, há uma experiência que permite um amadurecimento e aprendizagem constante. De igual forma contribuem para esta evolução as conversas com clientes, os assuntos mundanos, as histórias que ouve e presencia e todos os aspectos ligados ao relacionamento regular com outras pessoas.

Resumindo... Os bons vendedores têm todas estas características e ainda outras que poderão ser distintivas dos respectivos desempenhos. Sim.. porque a originalidade associada a todas as outras característica fará concerteza toda a diferença. E os vendedores de excelência orgulham-se de ser de facto diferentes...

1 comentário:

paulo alexandre disse...

A cultura portuguesa ainda olha de soslaio para quem desempenha funções comerciais. O que é pena.

Talvez a imagem do Snr. Oliveira, personagem mítico do Tintim, ainda esteja muito presente. Mas ser vendedor não equivale a replicar o dito português da banda desenhada...